terça-feira, 3 de maio de 2011

Sua empresa é pra casar?

Sua empresa é pra casar? - Coluna Livia Torres
Somos diariamente inundados por regras, dicas e conselhos de como ser mais produtivo no trabalho, como possuir o perfil ideal para aquela vaga, como se tornar líder, como trabalhar melhor... Uma lista interminável em busca de um perfil ideal, o ápice do bom profissionalismo. Mas você já parou pra pensar se sua empresa é tão boa quanto você se esforça pra ser? Ela lhe oferece um bom ambiente de trabalho, se esforça para suprir suas necessidades?
Essas são algumas perguntas que você deve se questionar para tentar definir sua empresa. Trabalho e casamento se assemelham em muitos pontos. Ambos exigem dedicação, tempo, paciência e caminham com uma boa dose de expectativas. E, por isso, para se “casar” com uma empresa, é preciso conhecê-la, testá-la e encontrar nela características que sejam importantes para você.
Mas como fazer isso? Nos relacionamentos amorosos nós conhecemos a pessoa, namoramos, analisamos as afinidades, qualidades do parceiro. E com o trabalho não deve ser muito diferente. Antes de tudo, é necessário pensar no que você preza em uma empresa. Oportunidade de crescimento? Bom ambiente de trabalho? Aprendizado? Bom salário? Estabeleça prioridades e procure se informar com amigos, ou através de sites e revistas sobre as empresas que oferecem as oportunidades que você busca encontrar para se desenvolver profissionalmente. Ajude-se a chegar onde você deseja. Estabeleça metas; são elas que nos ajudam a não gastar tempo com o que não é necessário e a sermos mais objetivos com nossos desejos.
Para facilitar, descubra como sua empresa (ou a empresa onde deseja ingressar) foi formada, qual sua história, seus valores. Seja sensível e perceba o clima organizacional, como são as pessoas que formam a companhia. Nada melhor do que o dia-a-dia para saber se você se identifica com o que faz e tem prazer em realizar suas tarefas. Tente construir uma história feliz, faça a sua parte.
Mas, caso esse relacionamento não dê certo, não desanime. Relacionamentos se desfazem, e então cabe à você partir pra outra e tentar ser feliz em outro lugar. A chave do seu sucesso está dentro de você. E lembre-se que não é só a empresa que nos escolhe, também temos que escolher a empresa.
Livia Torres. Colunista da RJNET. Formada em Jornalismo pela PUC-RJ e pós-graduanda em Marketing Empresarial pela UFF. Já trabalhou em organizações como a FIRJAN e hoje atua com Comunicação e Marketing em uma empresa de grande influência no segmento de Tecnologia da Informação.
Fonte: rjnet

Share This!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!
Poderemos melhorar mais, dê a sua sugestão!

Powered By Blogger · Designed By Seo Blogger Templates Published.. Blogger Templates