segunda-feira, 10 de maio de 2010

Educação globalizada, por Carlos Alberto Chiarelli*

10 de maio de 2010. | N° 760


ARTIGO

Ideias errôneas sobre a educação a distância (EAD) muitas vezes atrapalham a percepção de como este método pode ser eficaz para o ensino brasileiro. Prova disto foi uma norma do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) negando que os cursos de pós-graduação jurídica a distância fossem considerados como aptos a ser computados como atividade jurídica.


Claro que medidas legais contra a discriminação feita à educação a distância são adotadas para coibir e punir ações como esta citada. Mais do que isso, porém, é preciso.

Em um país onde o número de alunos matriculados na escola caiu 1,2% em 2008, em comparação com 2007, segundo o último censo escolar da educação básica, ir contra os benefícios da EAD é não priorizar os avanços necessários para o Brasil se tornar desenvolvido.

Além disso, ao pensar em um curso a distância, logo se imagina um aluno isolado em seu computador, recebendo aulas de um professor virtual que nunca se vê. Mas este conceito é equivocado. Pais e professores podem utilizar a EAD como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, inclusive mesclando aulas presenciais e virtuais.

Quem não pode cursar uma universidade, seja pelo valor, disponibilidade ou localidade, também pode contar com esta metodologia para avançar nos estudos e ter, além dos materiais, interação de professores presentes nos polos e ferramentas como a internet para auxiliar nos estudos.

Ironicamente, a EAD vem com o principal objetivo de derrubar as distâncias, assumindo um papel primordial para os avanços educacionais do Brasil, que tinha como objetivo ter 30% da população jovem nas universidades e só possui 19%.

Como tudo, a educação atual está globalizada. Ela não se limita mais às linhas geográficas. O ensino a distância está pagando o preço da mudança de alterar os padrões tradicionais. Mas ele vem mais equipado para atender aos fins necessários: educação para todos.

*Ex-ministro da Educação, doutor em direito e presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (Aced)

Fonte: A NOTICIA (joinville-sc)

Share This!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!
Poderemos melhorar mais, dê a sua sugestão!

Powered By Blogger · Designed By Seo Blogger Templates Published.. Blogger Templates