sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Imobilização oriunda do Ativo Circulante


Por Valentim Sarracini em 05/10/2011
Caros colegas do fórum, analisando o registro G125 ref ao CIAP do guia pratico do SPED FISCAL, o campo nr 04 TIPO_MOV que identifica a movimentação do bem ou componente o item MC-IMOBILIZAÇÃO ORIUNDA DO ATIVO CIRCULANTE como o próprio nome já diz são bens que estavam registrados no ATIVO CIRCULANTE.

Sabemos que o grupo de ATIVO PERMANENTE não fica dentro do grupo de ATIVO CIRCULANTE e sim é terceiro grupo do ATIVO, seguido de ATIVO NÃO CIRCULANTE então o que seria IMOBILIZADO DO ATIVO CIRCULANTE?

Exemplo: digamos que uma concessionária de veículos novos que adquirem os veículos pra revenda, ele registra os itens no ATIVO CIRCULANTE que seria ESTOQUE, ai um desses veículos é retirado do estoque e colocado pra uso dentro da empresa, uma transposição de estoque.

Logicamente ele sairá do ATIVO CIRCULANTE para o grupo de ATIVO PERMANENTE , portando o item que cito lá no BLOGO G125 seria enquadrado nesta situação citada como exemplo.

Aproveitando também pra citar qual seria a diferença entre BEM e COMPONENTE que é citado no mesmo BLOGO G125.

Bem e o próprio bem adquirido pra ATIVO IMOBILIZADO como o veiculo que foi passado pro ativo da empresa.

Componente seria se este bem fosse reformado totalmente, e os itens usados nesta reforma ai seria enquadrado como componente, o que não pode ser confundido com substituição de uma peça que seria enquadrado como material de uso ou consumo.

Share This!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!
Poderemos melhorar mais, dê a sua sugestão!

Powered By Blogger · Designed By Seo Blogger Templates Published.. Blogger Templates