Como a arquitetura das empresas evoluiu, nem sempre para melhor, para tirar o máximo dos profissionais, um movimento que acontece ainda hoje
Cada um no seu quadrado: a arquitetura corporativa atende mais a empresa do que o funcionário |
São Paulo - De que modo a arquitetura do escritório influencia o relacionamento entre os funcionários? Como ela estimula a produtividade? Que efeito tem na felicidade dos profissionais que ocupam suas mesas todos os dias? De que maneira as empresas mudaram a decoração ao longo dos anos para criar locais mais adequados às funções executadas naquele momento?
Foram essas perguntas que levaram o jornalista Nikil Saval, editor da revista de cultura americana n+1, a lançar o livroCubed – A Secret History of the Workplace (“Cubículo – A História Secreta do Escritório”, numa tradução livre), que deve ser lançado no Brasil em 2015 pela Editora Rocco.
O livro mostra como a arquitetura dos escritórios evoluiu, nem sempre para melhor, desde o século 19 até hoje. Observar a história do espaço de trabalho ajuda a entender o modo como trabalhamos hoje — e deixa claro que há ainda muitas empresas paradas no tempo.
1850: A pré-história do escritório
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!
Poderemos melhorar mais, dê a sua sugestão!