quarta-feira, 25 de março de 2015

Especial Imposto de Renda 2015 – Dúvidas Frequentes

-->
emk_parceria_iob_sage_TV_classe_contabil (1)
Neste Lote de Dúvidas Frequentes sobre o Imposto de Rena 2015, a SAGE em parceria com a TV Classe Contábil, responde:
01 Os rendimentos recebidos por condomínio residencial de apartamentos em decorrência da locação de parte comum são tributados pelo Imposto de Renda?
02 Os consulados estão obrigados a reter o IR Fonte dos salários pagos a seus funcionários?
03 Sou servidor público e tenho remuneração fixa de R$ 1,7 mil. Tenho cadastro como Microempreendedor Individual e tive neste ano renda de R$ 12,7 mil, aproximadamente. Preciso declarar imposto de renda?
04 Como o contribuinte viúvo deve apresentar a declaração?
05 Me formalizei como microempreendedor individual e gostaria de saber quais são os rendimentos que posso considerar como isentos advindos dessa atividade?
06 Meu filho é meu dependente e está fazendo estágio, tenho que declarar o estágio?
07 Eu recebo um auxílio-acidente do INSS. Tenho que declarar o valor desse benefício?
08 Comprei um carro, dei outro carro como parte do pagamento e o que faltou para completar meu pai pagou à vista. Como declarar essas transações?
09 O imposto devido no regime do carnê-leão pode ser parcelado?
10 Minha esposa é dona de casa e minha dependente na declaração do Imposto de Renda. Pago para ela a contribuição mensal do INSS. Posso declarar essa contribuição no IR?
11 No ano de 2014 eu tinha uma aplicação no CDB que utilizei para reformar minha casa. Como devo proceder no preenchimento da declaração?
12 Pessoa física que alienou imóvel residencial em jun/2014 não conseguiu comprar outro imóvel residencial no prazo de 180 dias, como deverá proceder para recolher o imposto de renda que deveria ter sido pago no mês subseqüente ao da venda?
13 Como deve proceder, para fins do preenchimento da Declaração de Ajuste Anual relativa ao ano-calendário de 2014, exercício de 2015, o proprietário de veículo que sofreu perda total ou foi roubado em 2014, foi indenizado pela seguradora e adquiriu novo veículo?
14 Pessoa física que efetuar pagamento de aluguel a outra pessoa física deve efetuar a retenção do Imposto de Renda?
15 Como faço para importar dados das declarações individuais do ano passado minha e da minha esposa e usá-los na declaração conjunta de 2015? Neste ano é favorável fazer a declaração conjunta. Se no ano que vem for favorável, posso voltar a declarar individualmente?
Fonte: tv classe contabil
-->

Share This!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!
Poderemos melhorar mais, dê a sua sugestão!

Powered By Blogger · Designed By Seo Blogger Templates Published.. Blogger Templates