sábado, 25 de fevereiro de 2012

A modalidade de ensino que evolui junto com a educação

Desde o surgimento da modalidade de educação a distância, no século XX, as tecnologias vêm evoluindo e a disseminação dessa forma de aprender e ensinar, aumentando.
Os primeiros recursos utilizados foram o ensino por correspondência, rádio e televisão, passando pela teleconferência até chegar à internet.
As novas tecnologias de comunicação e informação quebram paradigmas da antiga forma de educar e abrem portas para um mundo global e conectado.
Em 2000, quando o MEC aprovou os primeiros cursos no Brasil, a EaD passou a ser vista como a modalidade mais promissora e interativa de educação.
E, de fato, como previsto, as estatísticas mostravam o crescimento acelerado da Educação a Distância, tanto no Brasil quanto no mundo.

Evolução do número de brasileiros matriculados em cursos de Educação a Distância
Gráfico 1

Comparação entre o desempenho de alunos presenciais e de EaD no ENADE
Gráfico 1

Você sabia?


  • Quantificação: Há 166 instituições credenciadas oficialmente para ministrar cursos a distância no país, nos níveis federal, estadual e municipal. Elas educaram 309.957 pessoas em 2004.
  • Elevação da oferta: No período de 1982 a 1994, oferta de cursos a distância por essas instituições permaneceu praticamente constante. A partir de 1995, nota-se um aumento ininterrupto na oferta de novos cursos e a tendência dos últimos 5 anos é de crescimento praticamente exponencial. Nos últimos 3 anos, a oferta de novos cursos mais do que triplicou.
  • Elevação da demanda: O número de alunos a distância, em algumas modalidades educacionais como graduação e pós-graduação, cresceu mais de 90 vezes desde o ano 2000.
  • Localização: 54% das instituições ficam na região Sudeste do país. Elas educam 53% do total de alunos a distância. O Nordeste tem o segundo maior grupo, com 18,7% do total de alunos, seguido de perto pela região Sul (17%).
  • Mídias utilizadas: A mídia mais utilizada na EAD é o conteúdo impresso (84% das instituições o utilizam), seguida pelo e-learning (63%) e pelo CD Rom (56%).
  • Formas de avaliação: A prova escrita presencial é a forma mais comum de avaliação nos cursos a distância (92% das instituições a utilizam). Em seguida vêm o Trabalho de Pesquisa (55%) e o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (52%).
  • Mercado de trabalho: Há um número de 116 funções docentes e de apoio por instituição.
  • Variedade da oferta: 25% das instituições também ofereceram cursos livres (não credenciados oficialmente) em 2004.
  • Apoio ao aluno: Os recursos mais comumente oferecidos aos alunos a distância são o e-mail (por 89% das instituições), o telefone (84%), o professor presencial (77%) e o professor on-line (67%).
  • Temporalização: 82% do total de cursos oferecidos têm determinação de tempo para sua conclusão.
  • Manutenção de turmas: 63% das instituições educam seus alunos mediante a formação de turmas.
  • Público-alvo: 24% das instituições têm no mercado corporativo um público-alvo; 21%, no funcionalismo público.
  • Quantificação da oferta: A média de cursos oferecidos por instituição é de 3,7.
  • Equidade entre os níveis educacionais: Instituições que ministram cursos com credenciamento estadual (EJA, técnicos, fundamental e médio) educam praticamente o mesmo número de alunos a distância que instituições que ministram graduação e pós-graduação.
  • Fonte:  estudeadistancia

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