24/08 - Harriet Edleson / o Tempo
Para Phyllis Edelman, 61, levar cães para passear foi a resposta. Para Ron Walker, o negócio foi adiar a aposentadoria para os 68 anos. Para outros pode ser mudar de casa, receber hóspedes, procurar um emprego que aceite pessoas mais velhas ou transformar um passatempo em negócio.
Nunca houve melhor momento para a criatividade dos aposentados. Muitas pessoas que se aproximam da idade tradicional da aposentadoria, 65 anos, esperam um abismo financeiro: uma, porque não têm pensão; outra, porque as economias são curtas, e o mercado de trabalho, embora não todo hostil àqueles com mais de 50 anos, também não é especialmente encorajador. E podem viver mais 25 ou 30 anos com boa saúde, caso tenham sorte.
Então o que a população entre 50 e 60 e poucos anos, sem fundo de aposentadoria ou poupança, pode fazer? O primeiro passo, dizem os especialistas no assunto, é encarar a situação financeira objetivamente – qualquer que seja ela – e começar daí. Mesmo que você não tenha economizado o suficiente, há maneiras de melhorar a situação.
“Você está numa etapa de vida em que perdeu um pouco do valor com o tempo. Como podemos otimizar seu dinheiro?”, disse Joe Ready, responsável pela área de aposentadorias do Wells Fargo. Uma das maneiras é estender sua carreira um pouco mais, por exemplo, dos 65 para os 68 anos, como Walker fez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!
Poderemos melhorar mais, dê a sua sugestão!